31 de outubro de 2009

micro PAP de casaquinho croche

Olá! hoje eu vim aqui tirar algumas duvidas que amigas tem sobre... como eu faço um casaquinho!


existem varias formas e receitas de casaquinho... MAS...
como eu não sigo nenhuma receita... então vou tentar explicar do meu jeito ok!


vamos lá!!!


Obs.: vou passar as medidas em centímetros, pois independente do fio.. ou da agulha q você use... você vai entender o que eu fiz!
1) faço 35cm de correntinhas.
Mas Gi, porque 35cm? :O .... calma, vou explicar...
são 5cm pra frente esquerda, 7,5cm pro ombro esquerdo, 10cm pras costas, 7,5cm pro ombro direito e 5cm pra frente direita.
entendeu?;)
2) neste cordão de correntinhas eu começo fazendo os pontos altos (PA)
quando chegar nos 5cm.. eu faço 1 leque (1PA - 2 correntinhas - 1 PA) na próxima correntinha
3) aí você segue meio um sequência...
faz os 7,5cm de PA e 1 leque
faz os 10cm de PA e 1 leque
faz os 7,5cm de PA e 1 leque
e termina com os 5cm de PA


só tem que ter um pouquinho de jeito e prestar atenção...
porque.. POR EXEMPLO...
vamos supor que os primeiros 5cm de PA, ficaram com 15PA... lógico que os 5cm finais tem que ter 15PA.
assim segue esta regra para os 7,5cm das mangas ;)


bom, entendido até aqui, sem segredo nenhum ;) vamos adiante


4) as próximas carreiras é só fazer PA sobre PA.. e quando chegar no leque, fazer o leque naquelas 2 corr. do leque anterior.


vai seguindo assim até a medida das costas ter mais ou menos 28 ou 30CM.


Pronto! está feito a "pala" do seu casaquinho!


passo 1


5) agora você faz uma carreira de ponto baixo(PB) até chegar no primeiro leque.
fez um PB no buraquinho do primeiro leque, você vai pular direto pro buraquinho do segundo leque e fazer outro PB.


(veja a foto)


passo 2


passo 3


6) continuar fazendo PB por toda a costa. Quando chegar no terceiro leque fazer a mesma coisa.
1PB no buraquinho do terceiro leque e pular direto pro buraquinho do quarto leque fazendo um PB.
seguir fazendo PB até o final.


é pra ficar assim. (veja foto)


passo 4


entendeu?! :)


agora vamos começar a fazer o corpo do casaquinho. nesta parte você usa sua criatividade e escolhe um ponto que mais lhe agrade, ou que você ache mais facil fazer. ;)


7) escolhido o ponto fantasia que você quer no casaquinho. é só ir fazendo até atingir um comprimento de mais ou menos 30CM. ( você mede da pontinha o ombro até a barra)


passo 5


arremate.


ficou 2 buracos para o braço... certo? ;)


então agora, você pega aquele ponto fantasia escolhido e faz nos braços também :)
até um comprimento mais ou menos de 26CM.


passo 6


agora é só fazer um passa-fita por todo o decote.


passo 7


fazer um biquinho do seu gosto por toda a volta do casaquinho.


passo 8


e está pronto ;)


passo 9

17 comentários:

Marina Albertoni disse...

Obrigada Gi,

Suas explicações como sempre muito bem feitas.

Beijo

Ma

Croche e Meu Bebê disse...

Olá, achei seu casaquinho no Flickr, e vim conferir seu blog! Faço crochê e estou esperando um meninão!!! Procuro roupinhas de croche pra ele, vou fazer esse, só que azul! Se você tiver mais sugestões do que fazer me mande! Bjuxxx! Silmara e bebê

Anônimo disse...

que gracinha esse casaquinho!!!!

Pontos da Ana disse...

Eu estava mesmo precisando dessas dicas. Obrigada Gislene! Quando ficar pronto vou postar o meu casaquinho. Boa semana pra você!

Bjs,
Ana Maria

Cynthia Augusto disse...

obrigada pelo pap.

Anônimo disse...

Lindo, amei
Parabéns!

Cleo DC Rosa disse...

oi flor...
menina fazia empo q não visitava amigas...nusss sinhora vim parar aqui..
dia desses caí no teu flicker e levei um susto...disse nossa a gi tem flicker kkkk. q bobagem...sô mesmo uma atolada,nunca tinha percebido...
bem sabe linda revirei seu blog do avesso,procurando uma diquinha do seu ponto alongado e achei...uau q lindooooooo...tô rosa chiclete...
mas também fiquei triste por seu papis...aff amiga q deus conforte seu coração...bem mas em compensação dorei rever seu cantinho...e fuçando,revirando e?
achei uma postagem sua,antiguinha,mas talves vc não tenha feito ainda...(té parece né?kkk)
são aquelas boinas lindas...,então flor, aquele ponto é o ponto barra de croche q usamos pra fazer os punhos dos casaquinhos...sim,sim menina é o ponto alto relevo...aff bisurdo né?
bem o fio é bem grosso ou vários juntos pra obter aquele resultado e o ponto é em algumas 1 PA relevo na pegado pela frente e 2 por trás, em umas tem 1 PA pela frente e 3 por tras e tem outra foto,acho q a cinza, q pegaram 4 por tras...daí se passa a ideia d q é tricô...
pode isso?
bem mas claro q vc já deve ter feito ou matado a charada né?
anjinho bom restinho d semana e bom fim di procê meu amor...q deus te ilumine e q seus trabalhos alegre muitos olhinhos e corações viu? bjim da cléo...xô ir q bb wallace acordou menina...pera filhote mamanhê tá teclando...rsrsrs...fui

Unknown disse...

Te quedo precioso y muy buena la explicación.
Aprovecho para dearte una feliz navidad y un próspero año 2010.
Besos desde el Badulake, Ana.

Lia disse...

Adorei seu blog!!!!! Lindo.parabens pelos lindos trabalhos.

Linhas, lãs, tecidos e afins... disse...

Acho esse casaquinho tão fofo... É daqueles projetos que a gente arquiva na esperança de fazer.

Obrigada por compartilhar.

Abraços

Iris disse...

Oi minha linda, tudo bem? sumidinha heim!
Então menina, eu tentei colocar no blog e não consegui, não sei o que fiz quando digitalizei que o infeliz do arquivo não abre nem a pau.......rsrsrs
EStou aqui a procura da revista, para poder digitalizar novamente e dai lhe envio.
O Seu também ficou uma graça! é tão gostoso fazer coisas pra bebê né?
Boa semana,
2010 beijos
Iris

Tere disse...

OI GI!!!


Cadê voce?, não abandone seu bloguinho nem a amigas viu?Espero que estejas bem, pois nem no grupo aparece.Tenha uma bela semana,Bjs...

Mel disse...

Gracias por las explicaciones !!1Obrigada ,soy Mel de Argentina ,Beijos ♥♥♥
http://cositasmel.blogspot.com/

Claudia disse...

Que legal, Gislene! eu não conhecia esse método de fazer as cavas! obrigada pela dica e parabéns pelo blog!!
beijo

Sandra Coatti disse...

Oi,
Tudo bem,querida!!!
Lindo PAP,bem esplicadinho
Beijos e bom final de semana,
Sandra Coatti

Helena disse...

oiii
boa tarde
vim deixar um abraço
tenha uma otima semana

Wal disse...

Olá Gislene, gostei do casaquinho, dá até pra fazer para uma pessoa adulta. Conheci uma amiga com seu nome, e daí me lembrei de aparecer por aqui. Abraços da Wal